Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Quarta-feira, 4 de Abril de 2018

Alterações no Plano de Metas que facilitam sua leitura são aprovadas em Audiência Pública

No dia 28 de março, nas dependências da Câmara Municipal, foi realizada uma Audiência Pública para promoção de debate sobre as alterações no Plano de Metas 2017-2020. As alterações foram realizadas para facilitar a leitura do Plano que é um documento de livre acesso principalmente para que a população possa acompanhar o andamento das atividades do Executivo Municipal. Além de facilitar a leitura, as alterações também possibilitam uma mensuração de resultados mais clara e organizada.

Estiveram presentes na Audiência o Prefeito Aldacir Domingos Pavan, o Vice-Prefeito Alexandre Janning, o Vereador Aparecido da Silva representando o Presidente da Câmara Eduardo Resende Alves, o Diretor Municipal de Obras e Urbanismo Jéferson Tiago Pontille, demais Vereadores, Secretários Municipais e comunidade. Posto em votação sobre quem seria a favor das alterações no Plano de Metas, todos os participantes da Audiência se colocaram a favor.

O Plano de Metas é o compromisso da administração com o desenvolvimento da cidade através de Indicadores, Metas Quantitativas e Ações Estratégicas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal. A construção do Plano foi um processo que teve a coordenação da Assessoria Municipal de Planejamento e Departamento de Obras e Urbanismo que consultaram as demais Secretarias da Administração Pública Municipal. Mas foram constatadas algumas divergências que atrapalharam na mensuração dos resultados e na clareza do documento.

Dentre as divergências encontradas estão design de difícil compreensão, excesso de divisões que atrapalham a clareza do texto, discrepância entre algumas metas e indicadores e repetição de informação entre metas e indicadores. Portanto, algumas alterações foram realizadas obtendo um texto mais claro e objetivo em determinados trechos, excluindo metas e indicadores repetidos, excluindo a divisão “Função/Ação Estratégica” para diminuir o excesso de divisões, transformando as Metas Qualitativas em Ações Estratégicas, juntando todas as Metas Qualitativas (agora Ações Estratégicas) em uma única tabela dentro de cada Setor e juntando todos os Indicadores em uma única tabela dentro de cada Setor.

O Novo Plano de Metas pode ser acessado através do Portal do Município no site www.ouroverdedooeste.pr.gov.br clicando no item “Plano de Metas” da aba “Acesso ao Munícipe”. Além do Plano de Metas, este espaço também serve de transparência aos Relatórios de Desempenho que são disponibilizados no final de cada semestre. O próximo Relatório estará disponível até o dia 30 de junho de 2018.