Segunda-feira, 27 de Maio de 2019

Segunda-feira, 6 de Maio de 2019

Cruz na PR 317 indica morte no trânsito: ação faz parte do Movimento Maio Amarelo em Ouro Verde do Oeste

O mês de maio é dedicado para a conscientização dos motoristas, pedestres e ciclistas sobre a segurança no trânsito. É o Movimento Maio Amarelo assim denominado em alusão à cor amarela do semáforo que significa “atenção”, ou seja, um mês voltado para que todos atentem para a vida e tenham mais atenção no trânsito.

O alto índice de mortes e feridos no trânsito é o que motiva o Movimento que é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Mostrar para a sociedade e seus diversos segmentos esses índices e o que pode ser feito para mudar é importante para evitar tragédias. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e discuti-lo, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Ouro Verde do Oeste o Movimento foi implantado logo na primeira semana desse mês e a ação pode ser vista na Rodovia Dr. Ivo Rocha (PR-317) nos trajetos de Ouro Verde à Toledo e de Ouro Verde à São José das Palmeiras onde, nos limites municipais, foram inseridas cruzes, uma para cada morte relatada na estrada. Faixas amarelas também foram inseridas como lembretes para alertar àqueles que passam pela rodovia.

A ação envolveu a Secretaria Municipal de Saúde e seus colaboradores, como o Grupo Estratégia Saúde da Família (ESF), a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador e a equipe de Vigilância em Saúde e também a Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo.