Segunda-feira, 30 de Março de 2020

Sábado, 21 de Março de 2020

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde (Coronavírus/COVID-19)

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria n. 454 de 20 de março de 2020 declarou em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19).

Isso significa que não é mais possível saber a origem da transmissão do vírus, não conseguimos mais acompanhar o modelo de transmissão, o que potencializa os riscos de transmissões e dificulta o controle da doença, e que para realizar a contenção da transmissibilidade, o isolamento domiciliar deve ser adotado por qualquer pessoa que apresente sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, durante 14 (quatorze) dias, e todos os demais que residam no mesmo endereço.

A portaria ainda traz a necessidade de restringir os deslocamentos de pessoas com mais de 60 (sessenta) anos, promovendo o distanciamento social.

Reiteramos à população de Ouro Verde do Oeste, que se abstenha de sair de casa sem a devida necessidade, evite aglomerações, evite ir as unidades de saúde ou pronto atendimentos se não for um caso de urgência ou emergência. Precisamos nos esforçar ao máximo para manter o controle emocional, a paciência e contribuir com o enfrentamento dessa pandemia que já faz milhares de mortos por todo mundo.

Ouro Verde do Oeste vem se preparando para este momento há bastante tempo, nossos valorosos servidores da saúde pública estão capacitados e prontos para auxiliar nossa população, mas precisamos muito nesse momento que todos tenham consciência dos riscos e que pratiquem o distanciamento social, para evitar um grande colapso.

Ouro Verde do Oeste,

21/03/2020