Plano de Metas 2017-2020 de Ouro Verde do Oeste é finalizado

Publicado em: 31/12/2020 15:50 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Ouro Verde do Oeste/PR

Um ano atípico para Ouro Verde do Oeste e para o mundo. A pandemia chegou neste ano de 2020 e dificultou muitas ações da Administração Municipal que permaneceu firme em seus propósitos e se dedicou em alcançar as metas planejadas no início de 2017 para os vindouros quatro anos que agora chega ao fim.

O Plano de Metas 2017-2020 de Ouro Verde do Oeste foi o compromisso da administração com o desenvolvimento da cidade através de ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal. A sistemática implantada contemplou a realização de programas e ações em conformidade com as diretrizes estabelecidas no Plano de Governo da campanha eleitoral, os planos, as ações estratégicas e as demais normas do Plano Diretor do Município.

A construção do Plano de Metas foi um processo que teve a coordenação da Assessoria Municipal de Planejamento e Departamento de Obras e Urbanismo que consultaram as demais Secretarias da Administração Pública. Dessa maneira, os setores estruturantes assumiram o papel de orientadores dos objetivos para o cumprimento das metas. As ações integradas representaram o trabalho conjunto dos diversos órgãos da Administração Pública empenhados na realização dos objetivos.

O Plano de Metas de Ouro Verde do Oeste foi até mesmo considerado referência na região oeste do Paraná servindo de modelo para outros municípios. Para o Programa Cidades Sustentáveis o município foi um dos poucos que cumpriu a agenda do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e um dos primeiros a avançar com o Plano de Metas. Informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também relataram que o município foi pioneiro em simplificar o Plano. Poços de Caldas, município de Minas Gerais, citou Ouro Verde do Oeste no seu próprio Plano de Metas como um dos 21 municípios participantes do PCS que possui o Plano. São poucos os municípios do Brasil que possuem este tipo de Plano que é o compromisso da administração com o desenvolvimento da cidade.

O Relatório do Plano de Metas 2017-2020 já está disponível. O documento é referente ao ano de 2020 e pode ser acessado no item “Plano de Metas” da aba “Veja Mais” no Portal do Município (www.ouroverdedooeste.pr.gov.br) ou ainda através do link: https://bityli.com/mRZMR. Os relatórios anteriores também se encontram disponíveis para consulta.

Muitas metas foram cumpridas e demonstram o compromisso do Poder Público para alcançar o proposto. As metas e ações que não alcançaram seus objetivos ou que foram suprimidas tiveram, por vezes, tentativas para sua realização, mas sem sucesso no momento, para este Plano as mesmas não tiveram êxito até mesmo devido à Pandemia, mas poderão ser retomadas se houver interesse. Ademais, o Plano de Metas 2017-2020 chega ao fim com gosto de dever cumprido.