Festa do Peão de Boiadeiro

A cultura do município é abrangente e se destaca pela realização da Festa do Peão de Boiadeiro, grande evento que atrais pessoas de todas as regiões. Quatro dias e quatro noites de intensas atividades e grande movimentação de público, rodeio de excelente qualidade nas modalidades de touro, cutiano e três tambores, além de rodeio mirim em carneiros e outras atrações, com destaque para uma qualificada grade de shows artísticos e o almoço servido antes das finais, no domingo, com tradicional Costelão, prato típico que atrai centenas de pessoas da cidade e dos municípios vizinhos.

As primeiras montarias que deram origem à Festa aconteceram na Fazenda Santa Rosa após a aquisição da tropa “Pingo de Ouro Cavalo” pelo senhor João Cesar Alves, que a adquiriu em Alvorada do Sul e trouxe para sua propriedade, no então Distrito de Ouro Verde, na época, pertencente ao Município de Toledo/PR.

Foi então que o senhor João e seu irmão, senhor Leandro Alves, juntamente com alguns amigos, os senhores Rubens Gonçalves, Makoto Maehara, Ernesto Backes, Benedito Ribeiro de Paula (Dito Boiadeiro), dentre outros, tiveram a ideia de iniciar montarias envolvendo toda a comunidade do pequeno Distrito. E em 31 de outubro de 1982 realizou-se a primeira Festa do Peão de Boiadeiro, que se tornou uma tradicional e grandiosa festa popular.

Atualmente na sua 35ª edição (2020), o evento é responsável pela abertura de novas perspectivas sociais como resultado do desenvolvimento econômico e cultural da região sendo, sem dúvidas, a maior entre as Festas de Rodeio da Região Oeste do Paraná. A Festa também é responsável pela movimentação econômica do Município e causadora de um grande número de empregos diretos e indiretos e, ao longo do tempo, é condição essencial através da mídia que é fonte geradora de divulgação, disseminando a representação do Município.


Imagens